Topo

Histórico

Coworking

Solução do PR quer reduzir custos das empresas de engenharia com drones

Coworking

01/09/2019 04h00

Dose Media/Divulgação

Comparando as empresas de setores como engenharia, mineração e construção com outros setores da economia, o norte-americano Chase Dixon Olson percebeu o quão defasadas de tecnologia essas empresas estavam. Além disso, percebeu que esses setores poderiam usar drones para otimizar resultados e redução de custos.

Olson decidiu então, se dedicar durante alguns meses para analisar o mercado externo e as tendências globais. Nesse tempo, notou que as empresas estrangeiras não estavam mais terceirizando a contratação de drones, mas sim criando departamentos internos.

Segundo estudo produzido pela Skyward, empresa de software especializada em gestão, 88% das médias e grandes empresas norte-americanas veem o ROI (Retorno Sobre Investimento) de drones em um ano ou menos. Apenas 20% das empresas dos EUA terceirizam o serviço.

Crédito: Smart Sky/Divulgação

Identificando que essa tendência não ocorria no Brasil, Olson decidiu apresentar esse novo modelo de negócio. Criou-se então, em 2018, a Smart Sky Consulting, startup com sede em Curitiba que oferece consultoria de pesquisa operacional e implantação de tecnologias e soluções com drones para as áreas de engenharia, construção e mineração.

A startup analisa o fluxo de trabalho, processos e objetivos da empresa cliente e cria planejamentos personalizados, treinam profissionais e acompanham a implementação do setor. Ao final do processo, a empresa economiza de 30% a 40% em custos operacionais totais.

Hoje, a startup está focada em sua parceria com o Site Scan, plataforma de drones da 3DR, empresa estadunidense que desenvolve soluções de processamento e gestão de imagens digitais.

A Smart Sky é avaliada em mais de R$ 8 milhões e tem clientes como HM Engenharia de Campinas, BILD Desenvolvimento Imobiliário de Ribeirão Preto e o Grupo Pacaembu de São Paulo. Esperam que em 2019 consigam fechar aproximadamente 40 contratos.

Sobre o Blog

Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.