Topo

Histórico

Coworking

Com sensores e alertas, startup quer melhorar segurança nas indústrias

Coworking

06/10/2019 04h00

 

Crédito: Divulgação

A segurança em indústrias que contam com maquinário pesado tem que ser bastante rígida. A startup de Curitiba HeroBy desenvolve sensores baseados em princípios de internet das coisas. A solução gera alertas visuais e sonoros, ajudando a trazer mais inovação e qualidade para a segurança das operações.

A HeroBy disponibiliza três tipos de sensores: receptores, para veículos com interação de pessoas; transmissores, instalados nos porta-crachás, capacetes e coletes para interagir com os receptores; e transmissores embarcados, em capacetes, cones e balizas de vias.

Os sensores criam áreas de segurança ao redor das máquinas e áreas de riscos durante as operações de trabalho, gerando, assim, alertas em tempo real sobre os riscos.

"Nossos sensores têm três funções: transmitir as informações, processar esses sinais e transformar tudo em dados e análises destes eventos", explica Marcelo Figueiral, gerente de operações da HeroBy, que tem o objetivo de tornar o Brasil uma referência em segurança de trabalho em operações consideradas de alto risco.

Além disso, há a plataforma online na qual o cliente consegue acompanhar tudo o que é gerado pelos sensores. É possível ter acesso a dados em forma gráfica ou em planilhas, visualizar rankings, carga de bateria dos sensores, ativar e desativar equipamento, entre outros recursos.

A empresa pretende lançar até o final do ano aplicações na área de rodovias para a proteção dos trabalhadores do local.

A ideia da empresa surgiu quando seu fundador, Octávio Oliveira, ouviu falar de um acidente de trabalho em uma multinacional da área de fertilizantes. Um dos funcionários dessa empresa estava operando a retroescavadeira. Durante uma manobra do equipamento, não notou que havia um colega próximo e acabou o atropelando.

Um amigo de Octávio comentou sobre isso e deu a ideia de que poderia existir equipamentos que alertassem e evitassem esses tipos de acidentes. Foi a partir dai que o empreendedor decidiu desenvolver os sensores da HeroBy.

Sobre o Blog

Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.