"Correios" dos EUA já testam caminhões autônomos para entregas
Hovercraft, aviões de propulsão, paraquedas, moto de neve e trem de mula são alguns dos transportes usados pelo USPS (serviço postal dos EUA) para transportar cerca de 484,8 milhões de correspondências todos os dias, e agora estão testando mais uma maneira: os caminhões autônomos da TuSimple.
A startup de robôs fundada em 2015 e com sede em San Diego (EUA) e Pequim (China) tem parceria com a empresa chinesa de tecnologia Sina e com a fabricante de chips Nvidia. Até o momento ela já levantou US$ 178 milhões e foi avaliada em US$ 1 bilhão.
A TuSimple equipa caminhões da Navistar com a própria tecnologia autônoma da startup que engloba nove câmeras. Além disso, os veículos possuem um par de sensores LIDAR a bordo e conseguem ver 1 metro à frente.
A parceria com o serviço postal norte-americano será testado por duas semanas. Durante esse tempo, serão transportadas correspondências entre Phoenix e Dallas com o intuito de verificar se a nova tecnologia melhora prazos e custos de entrega.
Entretanto, nestes primeiros momentos haverá a bordo um motorista e um engenheiro de segurança para assumir o controle do caminhão caso algo dê errado.
O programa prevê 5 viagens de ida e volta, totalizando mais de 3.380 km – ou cerca de 45 horas de condução -, entre os centros de distribuição dos correios. As empresas não estão divulgando valores.
Quando o veículo puder operar com um motor verdadeiramente sem piloto, será muito mais eficiente. Acreditamos que completamos uma corrida de costa a costa em dois dias, onde hoje são necessários cinco
Chuck Price, diretor de produtos da TuSimple
O USPS gasta mais de US$ 4 bilhões por ano em serviços rodoviários de transporte e esses custos têm aumentado devido à escassez de motoristas. Os caminhões autônomos ajudariam na economia de muitos milhões ao eliminar motoristas humanos, além de poder dirigir 24 horas por dia.
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