Topo

Histórico

Coworking

Tem problemas para poupar dinheiro? App criado por startup ajuda você

Coworking

15/09/2019 04h00

App Olivia. Crédito: Divulgação

A vida financeira é considerada a grande causadora de estresse na vida das pessoas, superando até saúde física, família e trabalho. Segundo o relatório Global Investor Pulse, realizado pela BlackRock, o dinheiro é o principal causador de estresse no Brasil, seguido do trabalho com 47% e da família com 35%.

Acreditando que não nascemos para viver preocupados com dinheiro, os brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, além do indiano Atul Kalantri, desenvolveram a fintech Olivia. Uma assistente financeira que tem como objetivo ajudar o usuário a ter controle de seu dinheiro.

Olivia usa de economia comportamental e inteligência artificial para conhecer hábitos de consumo de cada um para oferecer dicas personalizadas de como economizar dinheiro, mas sempre respeitando as preferências dos clientes. Além disso, Olivia usa um chatbot para a comunicação entre a plataforma e o usuário.

Para que a Olivia entre em ação, o aplicativo pede permissão para acessar os dados de sua conta bancária. É a partir deles que o app começa a entender em que o usuário gasta. Isso sendo absorvido, a assistente financeira irá procurar formas de minimizar os gastos.

Criada em 2015 no Vale do Silício (EUA), berço das startups e empresas, Olivia já aprendeu com mais de 1 bilhão de transações financeiras e conta com mais de 500 mil pessoas interagindo com ela.

Olivia já está no mercado estadunidense há dois anos. No Brasil, a assistente financeira ainda está na versão Beta com convites sendo liberados gradativamente para os usuários que queiram testar a plataforma antes de seu lançamento oficial –previsto para o segundo semestre. A lista de espera para participar da versão Beta ultrapassa 12 mil inscrições.

Caso tenha se interessado pela nova plataforma e queira testá-la antes de seu lançamento, basta se inscrever pelo site. O aplicativo é gratuito.

Sobre o Blog

Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.