Topo

Histórico

Coworking

Aparelho de 10 cm ajuda cegos a reconhecer e evitar obstáculos aéreos

Coworking

10/11/2019 04h00

Há no mundo mais de 240 milhões pessoas com deficiência visual, sendo mais de 6,5 milhões só no Brasil. Essas pessoas sofrem constantemente com a falta de mobilidade nas cidades e lugares. A bengala é um grande aliado para objetos terrestres, ou seja, que estão fixos ou bem próximos ao chão. Mas e os obstáculos aéreos, como placas, orelhões e galhos de árvore?

Percebendo essa necessidade, a startup VibEye decidiu criar um aparelho que ajudasse nesses casos em que as bengalas não alcançam: o VibSense.

A solução é um dispositivo que auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual e um aplicativo que facilita a mobilidade de todos os pedestres. O equipamento é composto por um cilindro fino de cerca de 10 centímetros e pode ser colocado onde o usuário desejar, seja no bolso de uma camisa, pendurado em um colar ou até mesmo em um boné.

Quando objetos aéreos próximos são detectados por um sensor, um alerta é enviado a uma pulseira vibratória, que deve estar no braço do usuário. Com isso, ele percebe que há algo em sua frente e pode evitá-lo. A VibEye informa que o dispositivo não substitui a bengala, mas funciona como um complemento para ela. O equipamento está em fase de desenvolvimento, mas deverá ser lançado ainda este ano. Interessados em adquiri-lo já podem entrar na lista de espera no site da startup.

Sobre o Blog

Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.