Topo
Coworking

Coworking

Iniciativa de empresa nacional "gamifica" prevenção de doenças crônicas

Coworking

17/11/2019 04h00

Crédito: Reprodução

De acordo com dados do INSS, divulgados em 2018, mais de 196 mil benefícios foram concedidos a trabalhadores que precisavam ser afastados de seus cargos por problemas de saúde adquiridos no próprio trabalho. Procurando reverter essa situação, a startup GoGood criou uma plataforma que transforma a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, em um tipo de game.

As ferramentas disponíveis na plataforma ajudam as pessoas se manter a par e melhorarem seus hábitos diariamente. Os colaboradores conseguem reduzir fatores de risco à saúde, como sedentarismo e obesidade.

Com o aplicativo é possível acompanhar a quantidade de passos, corridas e pedaladas, receber uma avaliação na dieta alimentar com as nutricionistas da GoGood, e se conectar com estúdios de ioga e academia. Isso são alguns recursos dos mais de 50 presentes no sistema gamificado.

Para que o cuidado com a saúde se torne mais divertido, a plataforma promove disputas entre os clientes para ver qual empresa é a mais saudável, com sistema de recompensas e premiações. Bruno Rodrigues, executivo-chefe da GoGood, cia o exemplo de uma equipe conseguiu realizar, pelo GoGood, os desejos de uma criança com câncer pelo Make a Wish.

"Com as pessoas se estressando cada vez mais e com pouco engajamento em ferramentas de melhoria de vida, é quase como se a empresa fosse a vilã na melhoria de vida", comenta Rodrigues. "Claro que um aplicativo não substitui um médico, mas pode motivar o usuário a praticar mais exercícios, cuidar da sua alimentação, medir a frequência cardíaca constantemente, por exemplo, e isso impacta diretamente na sua qualidade de vida e na prevenção de doenças crônicas", explica.

A startup tem conseguido, após dez meses de implantação, ter resultados que variam de 8% a 15% de melhoria da qualidade de vida, motivando as pessoas caminharem mais, diminuir estresse e perder peso, por exemplo.

Este ano, a GoGood foi selecionada para o ScaleUp Endeavor Transforma, programa de aceleração para negócios de alto impacto que estão revolucionando os setores de educação, saúde e meio ambiente. Além disso, recebeu investimento do fundo Canary e, com isso, captou mais de R$ 1,5 milhão.

Sobre o Blog

Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.

Coworking