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Empresa brasileira lança kit de DNA caseiro e ganha R$ 45 mi em aportes

UOL Tecnologia

26/11/2019 14h51

A moda do teste caseiro de DNA chegou ao Brasil. A Mendelics lançou um teste, o meuDNA, para realizar 1 milhão de análises genéticas de ancestralidade nos próximos cinco anos no país. O kit nacional serve para detectar a origem de até oito gerações anteriores do interessado.

Fundada em 2012, a Mendelics se considera o primeiro laboratório do Brasil especializado em diagnósticos genéticos para doenças raras e câncer. Ela usa a técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), que permite o sequenciamento do DNA em larga escala, para analisar 10 mil amostras por mês e já realizou mais de 70 mil testes de sequenciamento de DNA em seu laboratório de São Paulo.

A empresa faz o processamento e análise da parte do genoma que contém a maioria dos genes humanos por meio de inteligência artificial e indica a origem genética do dono da amostra — o sistema detecta quais das 88 ancestralidades presentes na plataforma fazem parte de sua história.

O paciente que adquire o teste recebe em sua casa o kit para realizar a coleta por meio de um cotonete que insere na parte interna da bochecha. O material depois é enviado de volta à empresa para processamento e análise dos dados.

"Ao receber a amostra, nosso time de cientistas lê e traduz o que está escrito neste código. Em até seis semanas, a pessoa recebe um relatório detalhado mostrando sua origem genética, comparada com populações ao redor de todo o mundo", afirmou Cesário Martins, executivo responsável pelo projeto.

A Mendelics recebeu aportes no valor de R$ 45 milhões em rodada de investimento encerrada este mês, sendo avaliada em mais de R$ 500 milhões.

A rodada foi liderada pela MCLC4, family office do fundador e ex-presidente-executivo da produtora de software Totvs, Laércio Cosentino, que também é presidente do conselho da empresa, e pelo ex-ministro do desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan. Participaram ainda o fundo TMB3 e mais outros cinco novos investidores. Anteriormente, a empresa já havia recebido investimento do fundo de private equity brasileiro da área da saúde FinHealth.

Para o futuro, a Mendelics pretende acrescentar novas funcionalidades ao teste doméstico, fornecendo uma análise que inclua a detecção da predisposição para doenças, a indicação de medicamentos mais adequados conforme o mapa genético do paciente e a identificação de mutações genéticas. As novas funcionalidades deverão ser adicionadas ao longo dos próximos meses, segundo a empresa.

O presidente-executivo da empresa, David Schlesinger, afirmou que a Mendelics está ampliando a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), com projetos na região de São Paulo, como o chamado Teste da Bochechinha, em que é feita uma análise genética em recém-nascidos aumentando o número de possíveis doenças que podem ser detectadas previamente.

Questionada sobre a segurança dos dados dos usuários dos serviços da companhia, a Mendelics afirmou que segue a Lei Geral de Proteção de Dados e que as informações são criptografadas e não são compartilhadas sem autorização prévia dos clientes. (Com Reuters)

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Soluções para uma vida cada vez mais complicada. É isso que jovens empresas da tecnologia buscam, mas nem todas conseguem "mudar o mundo" como prometem. Este espaço do Tilt é para contar essas novidades e também alguns fracassos que nos ensinam a seguir e melhorar.